Sintra apresenta projeto de Laboratório Vivo de Descarbonização

A Câmara Municipal de Sintra e a Associação Zero promoveram, esta quarta-feira, a apresentação oficial do Projeto Laboratório Vivo de Descarbonização I4Effiency, no Palácio de Valenças, em Sintra.

A Câmara Sintra integra o projeto piloto de implementação do projeto “i4efficiency – Identificador inteligente de integração e eficiência logística”, que visa a poupança de energia e a criação de melhores condições nos serviços às comunidades locais.

Com algumas medidas inovadoras, este projeto tem lugar em duas áreas do concelho situadas na União das Freguesias de Sintra e na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, que funcionarão como laboratórios vivos.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salientou que “Sintra continua a dar passos para uma transição ambiental justa e inclusiva, desenvolvendo atividades centradas nas pessoas. Refletir sobre o impacto dos nossos gestos quotidianos, desde o primeiro momento do consumo até ao tratamento de resíduos finais, com a ajuda da tecnologia permite-nos traçar um novo caminho em prol da sustentabilidade” reforçou o autarca.

O projeto conta com a implementação de um Identificador Único de Endereço (IUE), uma plataforma digital e iniciativas como a criação de centros logísticos, instalação de contentores inteligentes e distribuição de caixotes para bioresíduos e sacos biodegradáveis.

O i4efficiency – Identificador inteligente de integração e eficiência logística, é financiado pelo EEA Grants 2014-2021 – Programa Ambientee pretende acelerar a redução de consumo de energia e a redução anual de emissões de CO2 das atividades associadas às operações de logística urbana (distribuição postal, serviços de água, eletricidade e gás), e ainda promover o aumento das taxas de reciclagem de resíduos.

Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos