Os Jovens e o Consumo - Jogo do Consumidor

Fundamentação

Tendo em vista a responsabilização dos consumidores por um mundo mais sustentável limpo e com futuro importa, desde logo, sensibilizar os jovens dos diferentes graus de ensino para a importância da educação para o consumo, nomeadamente para a necessidade de adoção de hábitos racionais de consumo. De forma mais específica, consideramos que é essencial sensibilizar os jovens consumidores quanto à importância do conhecimento dos respetivos direitos e deveres, bem como capacitá-los para a adoção de hábitos de consumo responsáveis.

Objetivos

Consciencializar para a segurança dos bens de consumo; ajudar a desenvolver hábitos e práticas de poupança; promover práticas relevantes para a saúde; informar sobre o valor de uma alimentação equilibrada; promover comportamentos sustentáveis; dar a conhecer a importância da redução da pegada ecológica.

Conteúdos

Direitos e deveres dos consumidores.
Consumo sustentável.
Reduzir, reutilizar, reciclar.
Consumir e poupar.
Segurança alimentar.
Nutrição.
Segurança dos bens de consumo.

Metodologia

Jogo de duas equipas com 6 a 8 elementos cada, aplicando as regras do Jogo da Glória de acordo com um guião especial, previamente definido ou adotado especificamente para cada ação.

Duração

30 minutos por sessão

Destinatários

Alunos dos jardins de infância (5 anos)