Direitos e deveres dos consumidores

Fundamentação

Apesar de todo o manancial informativo que os consumidores têm, hoje, ao seu alcance, verifica-se, apesar de tudo que têm uma perceção errada dos direitos que os assistem. Reina, ainda, muita confusão relativa a regras processuais, prazos contratuais e normas de resolução de contratos. Por outro lado, muitos consumidores desconhecem a especial responsabilidade que esse papel acarreta, não praticando um consumo responsável e adequado àquilo que o planeta suporta.

Descrição

Através das ações deste projeto pretende-se sensibilizar os participantes para a necessidade de se manterem informados acerca dos seus direitos e deveres enquanto consumidores. Sendo constituído por ações de sensibilização, pretende-se que, todos aqueles que nelas participem, possam não só identificar cada um dos direitos e deveres que os assistem quando estão no papel de consumidores, como possam também identificar “Quem é Consumidor”, segundo a lei portuguesa, sendo ainda abordados temas conexos como consumismo, consumerismo, consumo responsável, vendas agressivas, serviços públicos essenciais, garantias e prazos de reflexão, como e onde reclamar, entre outros.
Este projeto pretende alcançar atores que no seu quotidiano possam ter uma menor perceção dos seus direitos e deveres, abrangendo sobretudo seniores (nomeadamente os utentes das associações de reformados pensionistas e idosos, universidades seniores, etc.), populações das freguesias, funcionários de empresas e autarquias e público em geral.

Objetivos

Dar a conhecer os Direitos dos Consumidores e os respetivos deveres; alertar para os efeitos nocivos das práticas de consumo; dar a conhecer prazos e normas de exercício dos direitos consagrados na lei; promover comportamentos sustentáveis.

Conteúdos

Os direitos dos consumidores.
Os deveres dos consumidores.
Regras especiais dos contratos de consumo.
Consumir e poupar.
Ética de consumo.

Metodologia

O projeto desenvolve-se através da realização de ações de sensibilização com apresentação do tema, apresentação de vídeos e debate.

Variável (1 a 2 horas)

Público em geral