Parque Natural de Sintra-Cascais recebe apresentação do projeto NATURELAB

O Parque Natural de Sintra-Cascais vai receber uma sessão de apresentação do projeto piloto NATURELAB, uma iniciativa internacional que conta com a parceria da Câmara Municipal de Sintra, no dia 26 de setembro, a partir das 14h00.

A sessão será realizada em frente ao Parque de Monserrate e será conduzida por representantes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do Forest Therapy Hub, ambos também parceiros do projeto.

Em Sintra, foram selecionados quatro espaços para integrarem esta iniciativa e se transformarem em jardins terapêuticos: a Quinta da Ribafria, a Agrofloresta Mira Sintra, o Eco Parque Urbano da Rinchoa e o Parque Natural de Sintra-Cascais, onde será feita a demonstração do projeto durante a apresentação.

Este programa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra em colaboração com diversas instituições locais, como IPSS, associações, estabelecimentos prisionais e escolas, visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Através de intervenções baseadas na natureza, os participantes poderão beneficiar de oportunidades para socialização, exercício físico, estimulação sensorial e desenvolvimento cognitivo e criativo.

O NATURELAB – Intervenções Baseadas na Natureza para Melhorar a Saúde e o Bem-Estar é um consórcio internacional financiado pela plataforma Horizonte Europa e coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

O projeto tem como objetivo aumentar o reconhecimento dos espaços naturais, verdes e azuis como promotores de saúde e bem-estar, para que possam ser validados e prescritos como terapêuticos por entidades credenciadas. Além disso, visa prevenir doenças como as cardiovasculares, obesidade, stress, ansiedade e dificuldades de concentração, trabalhando também a vertente sensorial e cognitiva dos participantes.

Consulte o programa AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos