Condicionamentos na Serra de Sintra devido a risco de incêndio

Atendendo às condições meteorológicas adversas verificadas e ao elevado risco de incêndio florestal foram ativadas, hoje, 22 de outubro de 2021, as 6 cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra.

As seis cancelas existentes, colocadas nos locais indicados na proposta 279/-P/2020, estão acionadas e estes acessos permanecem encerrados enquanto se mantiver a situação de risco de incêndio elevado.

Zonas de acesso interdito por cancelas:

• Cruzamento da Azóia;
  • Caminho da Urca / Pedras Irmãs;
  • Cruzamento dos Capuchos - acesso ao Monge;
  • Cruzamento dos Capuchos - acesso ao cruzamento da Portela;
  • Cruzamento da Portela - acesso ao cruzamento dos Capuchos;
  • Cruzamento da Portela - acesso à Azóia.

A decisão surge na sequência de:

• O IPMA emita Risco de Incêndio Elevado ou superior;
  • O IPMA emita Aviso Laranja, ou superior, para a intensidade do vento;
  • Sempre que as Autoridades de Proteção Civil competentes emitam estado de Alerta Laranja, ou superior, para a Intensidade do Vento.

Durante este período continuam a poder circular: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos