Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal encerra Festival de Jazz

Música
750x400px_HO_CLUBE_JAZZ5
Data: 2021-09-19 00:00

Local: C entro Cultural Olga Cadaval

A Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal com Julien Argüelles encerra o Festival de Jazz de Sintra, promovido pela autarquia, no dia 19 de setembro, pelas 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Neste concerto, dedicado à música de Duke Ellington, serão apresentados temas dos anos 1930 a 1950, períodos contrastantes na obra do compositor. Billy Strayhorn será também um nome em destaque. Muita desta música resulta da colaboração direta entre Ellington e Strayhorn. Entre melodias mais conhecidos e algumas "pérolas" escondidas, haverá espaço para uma grande variedade estilística, com música detalhada, mas também improvisação, nomeadamente por parte do saxofonista britânico Julian Argüelles, convidado especial deste concerto.

A Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal (OJHCP) surgiu em 1991 reunindo alguns dos mais conceituados músicos de jazz nacionais. Dirigida por Luís Cunha, a OJHCP, tem integrado no seu repertório vários compositores que vão desde contemporâneos como Kenny Wheeler, Maria Schneider e John Hollenbeck, aos históricos Duke Ellington, Count Basie, Thad Jones, Bob Brookmeyer ou Charles Mingus.

O Festival de Jazz de Sintra 2021 decorre de 17 a 19 de setembro, no Cento Cultural Olga de Cadaval e pretende divulgar esta expressão musical no concelho, assim como dar a conhecer ao público local (e não só) parte dos músicos e da Jazz que atualmente se faz em Portugal.

Este Festival integra a programação do município de Sintra para o protejo metropolitano Mural 18.

A programação do Mural 18 é fruto da articulação dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para apoio a agentes culturais através do desenvolvimento de uma programação em rede. Através desta iniciativa, que terá uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional é desenvolvida uma vasta programação cultural, unindo agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.

A AML – Área Metropolitana de Lisboa, integra os municípios de Sintra, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.

Bilhetes e informações em festivaljazz.sintra.pt

 

 

 

Todas as datas


  • 2021-09-19 00:00