Resultados do inquérito no âmbito do PDM

inquerito pdm

A Câmara Municipal de Sintra apelou à participação dos munícipes, através de um inquérito à população, nos meses de novembro e dezembro de 2014, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM), com o objetivo de identificar os principais pontos positivos do município e os aspetos a melhorar, enquanto contributos para a perceção técnica das preocupações da população em geral.

Aos munícipes foi pedido que participassem ativamente neste processo com propostas e sugestões, colaborando na criação de um município mais desenvolvido, mais ecológico e socialmente mais integrado.

Entre os aspetos positivos, os munícipes salientaram a serra e o parque natural, o património histórico edificado, a zona costeira, o turismo, a cultura e as tradições. Sobre os aspetos a melhorar, os inquiridos apontaram os serviços de saúde, a segurança, o emprego, a acessibilidade e estacionamento, os equipamentos de lazer e, ainda, os espaços verdes.

Na resposta à questão “o que gostaria que fosse Sintra daqui a 20 anos?”, os munícipes destacaram palavras que caracterizem o concelho no futuro, como por exemplo  “qualidade”, “segurança”, “vida”, “verde”,  e “viver”.

Ao inquérito responderam maioritariamente munícipes do sexo masculino (59%), em contraponto com os 41% do sexo feminino.

O inquérito anónimo esteve disponível para preenchimento no site da autarquia e foi distribuído em papel (juntamente com a fatura dos SMAS).

O procedimento de início de alteração do PDM de Sintra esteve em participação pública preventiva para formulação de sugestões durante um período alargado de tempo.

O relatório foi elaborado em colaboração com o Instituto Superior Técnico.

Consulte resultados do estudo e outras informações  (AQUI)