Câmara de Sintra requalifica zona central de Agualva-Cacém

parcela-m

A Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião de Câmara, na ultima terça-feira, por unanimidade, a autorização de permuta do terreno “Parcela M”, no Cacém, que vai permitir requalificar o local e localizar alguns dos serviços da autarquia num novo edifício.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “o projeto uma oportunidade de valorização de uma considerável área que se encontra desaproveitada” assim como “a possibilidade de agregação, num único edifício, de vários serviços da Câmara, atualmente dispersos por vários imóveis da autarquia”.

A “Parcela M” consiste numa área de terreno, no Cacém, junto à estação da CP, com cerca de 20 000m2 de construção, que passou a integrar o património da autarquia por via da dissolução e posterior liquidação da Cacém Pólis. O projeto está inserido na Área de Reabilitação Urbana de Agulava (AQUI) e no Plano de Pormenor da Área Central do Cacém (AQUI).

Com este projeto a autarquia pretende requalificar e afirmar uma nova centralidade, numa área paralela a linha ferroviária, onde atualmente existe um terreno desordenado.

Esta proposta vai ser submetida a deliberação de aprovação da Assembleia Municipal.