Basílio Horta em Presidência Aberta na União das Freguesias de Sintra

web CMS 2388

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na última sexta-feira uma presidência aberta na União das Freguesias de Sintra.

O ponto de partida da presidência aberta foi o Moto Clube de Sintra, cujas instalações no antigo e abandonado quartel dos bombeiros foram cedidas pela autarquia, no âmbito de um protocolo de cedência de espaços a várias associações, que se encontram instaladas no local.

“Estive aqui presidência aberta do ano passado e este edifício estava abandonado. Hoje funciona como polo em que estão sediadas associações do concelho. Temos atribuído uma função a edifícios da Câmara que estavam a degradar-se, sem qualquer utilidade”.

A visita seguiu para a zona das obras de remodelação das redes de abastecimento de água e de saneamento de São Pedro de Penaferrim, cuja rede de distribuição tem cerca de meio século e a rede de drenagem de esgotos é unitária em grande parte do seu percurso. Com um investimento de 4 milhões e 700 mil euros, a obra beneficiará cerca de 850 munícipes e prevê a remodelação das condutas da rede de abastecimento de água, respetivos ramais de ligação, delimitação das zonas de mediação e controlo, assim como a remodelação da conduta elevatória do Reservatório do Campo para o Reservatório de Santa Eufémia e ligações.

O presidente da Câmara visitou ainda outra obra dos SMAS de Sintra, cujo investimento de 1 milhão e 500 mil euros prevê a reconversão e requalificação da câmara de manobras e espaços exteriores ao recinto do Reservatório de Ranholas. Esta empreitada assegurará a reserva e abastecimento de água a cerca de 6000 munícipes e decorrerá em duas fases: reconversão da área exterior ao recinto contemplando arranjos exteriores, recuperação parcial e pinturas e posteriormente remodelação da rede adutora e distribuidora de água.

“Estas obras são de grande importância para a população, por exemplo em São Pedro de Sintra a rede de distribuição de água funciona há 50 anos e está em mau estado de conservação, com este investimento resolve-se a situação para várias gerações”, considerou Basílio Horta.

Realizou-se uma visita às instalações da empresa NBC Medical, uma plataforma logística de distribuição de medicamentos, sediada na Quinta da Beloura, com 40% de volume de negócios em África e 60% na Europa. “Sintra honra-se de ser amiga do investidor e todos os que investem em Sintra podem contar com o apoio da Câmara”, referiu Basílio Horta.

Na Praça D. Afonso V na Portela de Sintra e área circundante estão em fase de conclusão obras de regularização de passeios e reordenamento de vias, que aumentam os níveis de segurança rodoviária e mobilidade dos peões. Esta empreitada insere-se no Plano de Recuperação de Vias Rodoviárias (PRVR) desenvolvido pela autarquia em todas as freguesias do concelho.

A visita prosseguiu para o Hotel Netto onde estão a decorrer obras de reabilitação do edifício, que foi vendido em hasta pública por 1 milhão de euros para um projeto de hotel de charme - depois de um longo período de tempo em mau estado de conservação -, cujo valor do investimento privado é de 4 milhões de euros.

O talude junto ao pavilhão do Hockey Club de Sintra, com investimento de aproximadamente 67 mil euros, foi submetido a obras de estabilização e prevenção de futuros deslizamentos de terras, assegurando desta maneira a segurança do edifício, assim como de outros edifícios  existentes no topo do talude.  

A visita terminou na Associação Recreativa da Várzea, numa reunião com associações e instituições daquela União das Freguesias.