Sintra avança com transição energética do Pavilhão de Mira Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a empreitada para Transição Energética da Central Térmica do Pavilhão Municipal de Mira Sintra, no valor de 172 mil euros.

Este investimento é para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, muito importante porque “investe-se na sustentabilidade e no ambiente, vertentes importantes para o bem-estar dos nossos munícipes e para o futuro de Sintra”.

Os trabalhos a realizar pela autarquia contemplam a construção de uma central térmica a biomassa, promovendo a transição energética dos combustíveis fosseis (gás natural) para uma energia de carbono nulo, indo ao encontro da ideia de uma economia circular e da valorização dos resíduos endógenos.

Esta intervenção tem por objetivo reduzir as emissões de carbono e promover a independência energética, contribuindo assim para a diminuição da pegada ecológica do município.

Criado pelo Governo, o programa Edifícios Mais Sustentáveis visa promover a reabilitação e melhoramento do desempenho energético e hídrico dos edifícios, estando inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, com verbas disponibilizadas através do Fundo Ambiental.