Novo percurso de ciclovia na Portela de Sintra avança

A Câmara Municipal de Sintra iniciou os trabalhos para construção de um novo percurso de ciclovia na Portela de Sintra, num investimento de cerca de 199 mil euros + IVA.

Este novo percurso irá estabelecer ligação com a ciclovia Portela de Sintra-Ouressa e estará integrado em meio urbano, proporcionando o acesso a equipamentos públicos, nomeadamente a escolas e espaços comerciais, e integrará áreas de maior interesse paisagístico.

A intervenção vai contemplar também o arranjo paisagístico dos taludes que se encontram junto ao jardim da Praça D. Afonso V e a requalificação deste espaço, através da plantação de espécies arbóreas e arbustivas, relocalização dos postes de iluminação pública, reformulação da área de estacionamento e instalação de mobiliário urbano, nomeadamente de apoio à ciclovia.

A par da construção do novo troço da ciclovia, também se procederá a uma remodelação da rede de águas e drenagem pluvial. Esta intervenção está a ser realizada em coordenação com os SMAS de Sintra com o intuito de rentabilizar recursos e causar um menor transtorno à população.

Prevê-se que esta intervenção dure aproximadamente seis meses, dependendo das condições meteorológicas.

A rede de percursos cicláveis e pedonais do concelho de Sintra está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.