INFO | Redução de massa combustível junto à linha do Elétrico de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra informa que decorrem intervenções de redução de massa combustível junto à linha do Eléctrico de Sintra.

Estes trabalhos têm em vista a melhoria das condições de segurança, minimização dos riscos de ignição e propagação de incêndios, assim como a proteção da rede aérea do Eléctrico, salvaguardando os fatores relacionados com a biodiversidade e a conservação da natureza.

As intervenções em desenvolvimento na faixa de gestão de combustível dos 10 metros adjacentes à linha do elétrico destinam-se ao corte seletivo de espécies arbustivas e ao controlo e erradicação de espécies invasoras exóticas, nomeadamente espécies com porte arbóreo e remoção seletiva de Pinheiro de Alepo, este último considerado uma espécie exótica e propensa a incêndios florestais.

Após o período de Verão decorrerão será realizada a poda de árvores junto à linha do Eléctrico, em ramos em situação de risco ou conflito com a rede aérea deste transporte.

A intervenção decorrerá de acordo com Regulamento de Gestão do Arvoredo do Município de Sintra, sem descaraterização da forma natural dos exemplares arbóreos.