AVISO | Continuidade da intervenção florestal na Serra de Sintra após Depressão Martinho

A Câmara Municipal de Sintra informa que a Parques de Sintra irá realizar uma intervenção de recuperação do perímetro florestal da Serra de Sintra. 

Esta intervenção surge na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, em março de 2025, e inclui o corte de espécies invasoras lenhosas ou silvados no subcoberto, bem como de árvores partidas, tombadas ou mortas.

Após a conclusão dos trabalhos de corte e remoção, está prevista a arborização das áreas que apresentem uma perda total ou significativa do seu coberto arbóreo.

As espécies a plantar serão Arbutus Unedo, Castanea Sativa, Quercus Robur e Quercus Pyrenaica, todas certificadas e acompanhadas do respetivo passaporte fitossanitário. As espécies de elevado interesse de conservação existentes em algumas das parcelas serão preservadas.

A intervenção visa a recuperação do espaço florestal afetado pela depressão Martinho, funcionando como medida de mitigação e reforço da resiliência do território face ao risco de incêndios florestais. 

Esta iniciativa conta com parecer positivo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Saiba mais em parquesdesintra.pt