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As Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie assinalam o início da 4.ª Temporada de Música, iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro. Sob direção artística de Massimo Mazzeo, esta Temporada faz a sua estreia na Sala do Trono e na Sala da Música, salas de aparato do Palácio Nacional de Queluz, concebidas ao gosto regência-rococó.
Os concertos propostos para este ciclo incluem repertórios criteriosamente ajustados ao contexto histórico do Palácio, numa viagem pelas sonoridades do período Setecentista, com principal destaque para a estreia mundial moderna da serenata “Il Natal di Giove”, de João Cordeiro da Silva.
Noites de Queluz é um convite ao usufruto do património ao som da música da época de cada um destes palcos privilegiados da História portuguesa, num arco temporal que se estende desde o século XI, nos Reencontros, até ao século XIX, nos Serões Musicais, passando pelo período Setecentista, nas Noites de Queluz.
No dia 1 de outubro, o barítono Thomas E. Bauer e o pianofortista Jos van Immerseel protagonizam um recital intitulado “A ‘Sehnsucht’ romântica vista por Beethoven e Schubert“. Irá cantar-se o ciclo ‘À bem-amada distante’ de Beethoven e as canções de Heine do ‘Canto do Cisne’ de Schubert.
No sábado, 6 de outubro, o ensemble Il Suonar Parlante, onde se destacam a flautista Dorothee Oberlinger e o gambista Vittorio Ghielmi, apresenta “Bárbaro Barroco – o centro e as exóticas periferias”, um concerto com duas facetas: uma abordagem a três músicos alemães do Barroco onde a viola da gamba ocupa um lugar de destaque; e uma segunda parte com sonoridades de inspiração cigana e da Europa Oriental.
Passar “Um serão em Viena no tempo de Beethoven” é a proposta para 13 de outubro. Uma noite na qual o violoncelo de Marco Testori e o pianoforte tocado por Costantino Mastroprimiano vão encher de notas majestosas a Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz. Beethoven poderia ter participado neste programa composto por três obras: enquanto intérprete, ao pianoforte, acompanhando o violoncelista na sua Sonata, op. 5; e nas restantes como espetador.
A 22 de outubro, o itinerário musical das “Noites de Queluz” passa por Roma e Lisboa, duas das duas capitais onde viveu o prestigiado músico Domenico Scarlatti. Em “Domenico Scarlatti e a Roma que ele trocou por Lisboa”, o ensemble Il Sogno Barroco, com direção do violinista Paolo Perrone, apresenta sonatas de Scarlatti, mas também de Corelli, Händel e Lonati.
A jovem pianofortista espanhola Laura Fernández Granero atua pela primeira vez em Portugal, no Palácio Nacional de Queluz, no dia 27 de outubro. O concerto “Os alvores do Romantismo em Portugal” traz sonatas, danças e variações de João Domingos Bomtempo (1775-1842) e Muzio Clementi (1752-1832), dois compositores que foram também dois amigos.
O ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” termina com “Uma serenata para o aniversário do príncipe herdeiro”. “Il Natal di Giove”, de João Cordeiro da Silva, foi ouvida no Palácio de Queluz a 21 de agosto de 1778, por altura do 17.º aniversário do infante José Francisco, filho de D. Pedro III e da rainha D. Maria I. Esquecida desde então, tem agora, a 29 de outubro, a sua estreia mundial moderna, com direção artística de Riccardo Doni, à frente do Divino Sospiro.
Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Online em www.parquesdesintra.pt e www.blueticket.pt
Preço de bilhete por concerto: 10 euros.
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