Feira das Mercês

feira-merces

Esta feira tem como principal objetivo a reabilitação de uma das feiras mais emblemáticas do concelho, proporcionado aos visitantes vários momentos de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato diversificado área infantil e espetáculos de palco.

Com início provável no último quartel do séc. XVIII, a Feira das Mercês tornou-se a bolsa agrícola da região saloia, pois era o local onde se fixavam os preços dos cereais, dos legumes e de outros bens de primeira necessidade.

A Feira ou Festa das Mercês como também era conhecida, foi sempre muito atrativa pelo quadro folclórico que apresentava, uma vez que o local encantava quem o visitava, quer pela diversidade de produtos, quer também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e do garrido dos trajes, onde era possível observar-se as saloias vestidas com roupas coloridas.

O momento social mais importante da Feira das Mercês eram as aventuras amorosas preconizadas pelos rapazes e raparigas no muro que delimitava o recinto da feira, ao qual o povo

Horário:

       Dias 14 e 21 – das 17h00 às 24h00
       Dias 15 e 22 – das 10h00 às 22h00
       Dias 16 e 23 – das 10h00 às 23h00