D. Fernando I - 2016 - XII edição

d-fernando-2016A atribuição do XII Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II, que a Câmara Municipal de Sintra tem vindo a promover, tem como objetivo a difusão e o apoio à atividade plástica, bem como a divulgação da identidade cultural e artística, constituindo tais objetivos uma plataforma para a afirmação e difusão de valores emergentes, face às dinâmicas das novas linguagens e tendências estéticas.

O Prémio destina-se a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, sendo que cada participante teve de apresentar, para além da obra a concurso, um currículo completo e uma memória descritiva sobre o trabalho apresentado.

As obras rececionadas foram criteriosamente selecionadas, por um júri experiente, atento e exigente nomeado para o efeito:

- Representante da Câmara Municipal de Sintra

– Jorge Batista -  Chefe da Divisão de Cultura;

- Categoria de Escultura- artista plástica Joana Vasconcelos;

- Categoria de Pintura - artista plástico Miguel Branco.

Serão premiadas as categorias de pintura, escultura e revelação e atribuída uma menção honrosa em Escultura, dia 3 de setembro às 16h00 no MU.SA.

Os critérios de seleção das obras basearam-se na execução de domínio técnico e expressivo, na inserção das obras de arte em contexto de contemporaneidade, bem como na inovação formal e experimentalismo na utilização de materiais.

Os trabalhos premiados ficarão expostos no MU.SA – Museu das Artes de Sintra de 3 setembro a 16 de outubro.