Sintra participa na 167.ª Reunião do Comité das Regiões sobre Turismo Sustentável

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, participou nos dias 2 e 3 de julho, em Bruxelas, na 167.ª Reunião do Comité das Regiões, onde líderes locais e regionais debateram estratégias para enfrentar os desafios do turismo desequilibrado e promover um modelo mais sustentável.

Durante o encontro, foi destacada a importância do papel das autarquias na definição de políticas turísticas que respeitem as comunidades locais e os ecossistemas. 

A União Europeia é o principal destino turístico do mundo, desempenhando o turismo um papel vital no crescimento económico, na criação de emprego e no desenvolvimento das zonas rurais, periféricas e menos desenvolvidas.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra salienta que “o Município tem vindo a afirmar-se como um exemplo de boas práticas na área do turismo sustentável. Integra a Rede de Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, iniciativa da Organização Mundial do Turismo, que permite monitorizar os impactos ambientais, sociais e económicos do turismo, promovendo políticas informadas e sustentáveis".

O autarca destaca ainda que “Sintra tem sido distinguida no Top 100 da Green Destinations. Estas ações visam preservar o património natural e cultural da região, mitigar os efeitos do turismo de massas e fomentar uma economia local mais resiliente. Sintra aposta, assim, num modelo de desenvolvimento turístico equilibrado, que respeita a identidade do território e melhora a experiência dos visitantes e residentes".

Durante o debate, os membros do Comité das Regiões manifestaram preocupação com o desequilíbrio crescente no turismo e sublinharam a necessidade urgente de apoiar destinos que exigem abordagens diferentes para gerir os fluxos turísticos, incluindo a limitação ou reorientação dos fluxos ou a restrição da oferta de arrendamento de curta duração.

Salientaram ainda o impacto das alterações climáticas nos destinos europeus e sublinharam a importância de trabalhar com as comunidades locais em questões como a distribuição de água, a habitação, a mobilidade e o ordenamento do território.

As regiões e os municípios aguardam com expectativa a nova estratégia da UE para o Turismo Sustentável, que deverá ser apresentada pela Comissão Europeia no primeiro trimestre de 2026, e apelaram a um maior reconhecimento do seu papel na definição e aplicação de políticas de turismo que assegurem a transição para um modelo de turismo mais sustentável, ajudando os destinos a tornarem-se mais ecológicos, mais digitais, acessíveis e alinhados com as necessidades das suas populações locais e dos seus visitantes. 

Os dirigentes locais e regionais apelaram igualmente a um melhor acesso ao financiamento e a dados oportunos e pertinentes para a elaboração de políticas baseadas em dados concretos e para um acompanhamento eficaz do impacto local do turismo. Estas medidas são vitais para responder melhor aos atuais desafios do turismo e para alcançar um modelo de turismo mais equilibrado, resiliente e inclusivo em toda a Europa. 

A reunião decorreu num momento crucial, com a Comissão Europeia a preparar uma nova estratégia para o turismo sustentável, prevista para o primeiro trimestre de 2026. Os dirigentes locais apelaram a mais recursos, dados fiáveis e financiamento adequado para enfrentar os desafios atuais e garantir um turismo mais equilibrado, inclusivo e resiliente em toda a Europa.

Imagem: Direitos reservados, European Union / Christophe Licoppe

Image
Image