Camiliana de Sintra em exposição no MU.SA

bannercamilianamusa
Categoria
Exposições
Data
2020-10-17 - 2020-12-27

A partir de 17 de outubro e até 27 de dezembro, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a Câmara Municipal de Sintra promove a exposição “Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público” que pretende dar a conhecer documentos únicos de um valioso espólio de e sobre o escritor Camilo Castelo Branco.

Constituído por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, considerado o melhor do mundo, a coleção da Camiliana de Sintra representa, a vários títulos, a obra de Camilo Castelo Branco, um dos maiores génios da literatura portuguesa. Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria e sobre Camilo Castelo Branco, e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra, tendo a Câmara Municipal de Sintra enriquecido substancialmente o espólio a partir dessa data.

Além da exposição deste magnífico e único testemunho da vida de Camilo Castelo Branco estão agendados recitais, conferências, oficinas e ateliês. Contudo, importa lembrar que a participação nestas atividades está sujeita a marcação prévia junto do MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

A Classificação deste património cultural único que integra a Biblioteca Municipal de Sintra, teve como objetivo base a preservação, salvaguarda e divulgação deste acervo Camiliano de inegável valor literário, cultural, histórico, linguístico, documental, artístico e social.

A classificação da Coleção Camiliana de Sintra ao abrigo da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, reflete os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, à proximidade da matriz ou versão originais, aos processos utilizados na sua criação ou produção, ao valor estético e material intrínseco do bem e à sua importância na perspetiva da investigação histórica e científica e o que nela se reflete do ponto de vista de memória coletiva.


PROGRAMA

EXPOSIÇÃO

17 outubro a 27 dezembro
“Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público”

MÚSICA

17 e 31 outubro, 7 e 28 novembro | 16h00
Recitais
Solistas da Orquestra Municipal de Sintra e declamação de textos de Camilo Castelo Branco

 CICLO DE CONFERÊNCIAS

24 outubro | 16h00
"Camiliana de Sintra: Bem cultural de interesse público. A classificação” 

24 novembro | 16h00
"Camilo Castelo Branco no contexto literário da contemporaneidade” 

OFICINA E ATELIÊS

14 novembro e 5 dezembro | 16h00
"As perdições de Camilo"

12 dezembro | 16h00
"Leituras em Família"

 


Informações:
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Horário: 3.ª a 6.ª feira: 10h00 às 18h00 / sábado e domingo: 12h00 às 18h00
Recitais - reserva para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Restantes atividades mediante marcação prévia através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e tel. 219 236 190

 
 

Todas as datas

  • De 2020-10-17 a 2020-12-27