Concerto de Apresentação da Orquestra Municipal de Sintra

2020-10-05 16:00 - 18:00
Centro Cultural Olga Cadaval -
Sintra , Portugal

O Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval recebe, no dia 05 de Outubro pelas 16h00, o primeiro concerto da Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II que marca também a rentrée de um programa cultural em Sintra de acesso gratuito para todos.

No seu concerto de estreia a Orquestra Municipal de Sintra, sob a direção musical do maestro Cesário Costa, irá tocar a Sinfonia nº 5 de Beethoven - assinalando o 250.º aniversário do nascimento de tão célebre compositor. Neste concerto inaugural serão ainda interpretadas obras, de alguma forma, ligadas a Sintra.

O primeiro momento musical, a sinfonia de abertura da serenata Siface e Sofonisba, de António Leal Moreira, teve a sua estreia a 5 de julho de 1783 no Palácio Nacional de Queluz por ocasião do aniversário de D. Pedro III. A segunda obra do alinhamento, Obertur, é da autoria de António Duarte Alquim, contemporâneo de D. Fernando II que dedicou esta composição a D. Luís I - filho de D. Fernando.

A criação da Orquestra Municipal de Sintra, foi aprovada pelo executivo camarário em maio de 2019 e é considerado como um inovador projeto cultural, numa ótica de oferta musical regular de grande qualidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “a constituição desta orquestra segue em linha com estratégia no plano cultural que se tem desenvolvido no concelho ao longo dos anos, com a programação de festivais, temporadas e concertos realizados nas várias freguesias do município, levando a cultura para junto das pessoas”.

Basílio Horta sublinha que, “pretende-se, além de preencher um vazio nesta área no concelho, trazer algo de novo ao panorama orquestral português. A orquestra tenciona também assumir um papel formativo e pedagógico nas camadas mais jovens da população, em especial junto dos jovens músicos de Sintra, que terão a oportunidade de participar e integrar a orquestra em programas específicos, usufruindo de uma experiência profissional ao lado dos melhores músicos nacionais”, defende o presidente da Câmara.

A Orquestra Municipal de Sintra, composta por 40 elementos fixos, tem como maestro titular Cesário Costa, que também assume a direção artística do projeto e nesta primeira temporada tem já programados, até ao final de 2020, 8 concertos no concelho que se integram num programa de rentrée cultural levado a cabo pela Câmara Municipal de Sintra que promove a gratuitidade dos eventos culturais até ao final deste ano.

Apesar de este ser um evento de entrada gratuita é, no entanto, necessário proceder à reserva de bilhetes. O concerto de apresentação da Orquestra Municipal de Sintra, será também transmitido live na página oficial de Facebook da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para este concerto podem ser reservados através da Ticketline, num máximo de 2 bilhetes por pessoa e limitados à lotação disponível.

ANTÓNIO LEAL MOREIRA (1758-1819), Siface e Sofonisba, sinfonia estreia moderna
I. Allegro con Spririto