Escola Secundária de Santa Maria recebe a exposição "Os trabalhadores forçados portugueses no III Reich”

000045946
Categoria
Exposições
Date
2023-05-03 15:00
Local
Escola Secundária de Santa Maria

A Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra, acolhe no dia 3 de maio, pelas 15h00, a exposição “Os trabalhadores forçados portugueses no III Reich”.

Esta mostra resulta de um projeto de investigação conduzido por um grupo de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Paris 8, sob a coordenação cientifica do historiador Fernando Rosas.

A exposição “Os trabalhadores forçados portugueses no III Reich” procura resgatar do esquecimento as histórias de vida dos portugueses que foram vítimas do regime nacional-socialista. Constrangidos a ir trabalhar para a Alemanha, enviados para campos de prisioneiros de guerra ou deportados para campos de concentração e prisões do Reich, foram centenas os portugueses que se viram envolvidos no turbilhão da Segunda Guerra Mundial.

Quem eram estes portugueses? Como foram parar aos campos e prisões nazis? Conseguiram sobreviver à deportação? Estas são algumas das questões de partida da exposição.

 

 
 

Todas as datas

  • 2023-05-03 15:00