Debate sobre Faixa de Gaza e cinema para ver no LEFFEST

Cinema e vídeo
2022-11-16 00:00
Centro Cultural Olga Cadaval

O Lisbon & Sintra Film Festival apresenta, no dia 16 de novembro, o debate “Faixa de Gaza, prisão a céu aberto?” e quatro filmes para ver no Centro Cultural Olga Cadaval.

Os filmes “Padre Pio”, “Goutte D’Or” estão inseridos na Seleção Oficial - em Competição, enquanto “Viagem a Portugal” e “The Roof” integram-se em ciclos temáticos.

Realizado em 2022, “Padre Pio”, de Abel Ferrara, será apresentado às 11h00 e integra a Seleção Oficial - em Competição e retrata o fim da Primeira Guerra Mundial em que jovens soldados Italianos regressam a San Giovanni Rotondo, uma localidade pobre com uma tradição de violência, submissão à Igreja e aos seus ricos proprietários. Padre Pio (Shia LaBeouf) também chega a San Giovanni, para iniciar a pregação num pequeno mosteiro, evocando uma aura de carisma, santidade e visões épicas de Jesus, de Maria e do próprio Diabo.

Também na Seleção Oficial - em Competição o filme “Goutte d'or”, de Clément Cogitore, de 2022, é exibido às 14h00 e retrata a história de Ramsés, um hábil vidente de 35 anos que habita no multicultural bairro parisiense de La Goutte d'or.

Inserido na secção Homenagens e Retrospetivas está o filme de Sérgio Tréfaut, “Viagem a Portugal” de 2011, presente em mais de 20 festivais Internacionais de Cinema. O filme passa-se em 24 horas num aeroporto português quando Maria, uma jovem ucraniana, é a única a ser detida e interrogada. A situação piora quando a polícia percebe que o homem que a espera no aeroporto é senegalês.

Integrado no ciclo temático “Romper as Grades”, “The Roof”, é um documentário forte e pessoal dirigido pelo cineasta palestiniano Kamal Aljafari, que vive na Alemanha e retorna à sua terra natal para ver a vida atual da sua família mais próxima e será exibiso às 20h30.

Após a visualização do documentário, tem lugar o debate “Faixa de Gaza, prisão a céu aberto?” que no contexto do ciclo Romper as Grades, mais particularmente sobre a Faixa de Gaza, faz perceber que as estratégias de controlo coloniais nessa zona são muito similares – ou idênticas – às estratégias de controlo dentro das prisões. A conversa conta com a pintora e poeta Malak Mattar, o realizador Kamal Aljafari, Elia Suleiman e Yasmine Hamdan.

A 16.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival acontece de 10 a 20 de novembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Saiba mais AQUI.

Todas as datas