LEFFEST com o melhor da sétima arte em Sintra

Cinema e vídeo
2022-11-12
Centro Cultural Olga Cadaval

O Centro Cultural Olga Cadaval apresenta, inserido no Lisbon & Sintra Film Festival, os filmes “Leila's Brothers”, “Fugiu um Condenado à Morte”, “Carandiru” e “White Noise”, no dia 12 de novembro.

Realizado em 2022 por Saeed Roustaee, o filme “Leila's Brothers” será exibido às 11h00. Este filme está na “Seleção oficial - em competição” e também na corrida ao prémio FIPRESCI, no Festival de Cannes. A história retrata a vida de Leila, que com 40 anos tem passado a vida a tomar conta dos pais e dos quatro irmãos. A família discute constantemente e está afundada em dívidas, tudo isto num país onde as sanções económicas internacionais afetam a qualidade de vida da sociedade.

Integrado no ciclo temático “Romper as Grades”, o filme “Fugiu um condenado à morte”, de Robert Bresson, de 1956, tem exibição marcada para as 15h30 e é considerado uma obra-prima do cinema francês, como ilustrativo da luta pela liberdade. O filme debruça-se sobre a fuga, verídica e até então tida por impossível, de um resistente francês (o Comandante André Dévigny) condenado à morte, e cativo numa prisão nazi. Mas a sua fuga depende de Jost (Charls Le Clainche) e aquele só tem duas possibilidades, ou o mata ou confia nele.

Em seguida, e também inserido no ciclo temático “Romper as Grades” é exibido pelas 18h00 o filme Carandiru, de Héctor Babenco. Este filme conta algumas das histórias dos reclusos da mais conhecida prisão de São Paulo, no Brasil, que foi a maior prisão da América Latina. A história culmina com o massacre de 2 de outubro de 1992, ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos. Além de retratar esse dia funesto, foi filmado na prisão onde aconteceu o massacre real: Carandiru.

Romper as Grades é um ciclo que pretende dar a conhecer o mundo das prisões e o seu funcionamento, através de diversos de filmes que retratam essa realidade.

Para encerrar a programação desse dia, é apresentado o filme White Noise, realizado em 2022 por Noah Baumbach, pelas 21h30. Este filme, que integra a “Seleção oficial - fora da competição”, é baseado no livro com o mesmo nome, de Don Delillo. White Noise dramatiza a vida e os relacionamentos de uma família americana contemporânea.

O Lisbon & Sintra Film Festival, regressa com o melhor da sétima arte, de 10 a 20 de novembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Conheça AQUI a programação.

Todas as datas

• 2022-11-12