Comemoração Jornadas Europeias do Património 2021

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do Património.

Em 2021, as Jornadas Europeias do Património celebrar-se-ão entre os dias 24, 25 e 26 de setembro enquadradas no tema "Património Inclusivo e Diversificado".

Sendo estas Jornadas reconhecidas pela sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve, a Câmara Municipal de Sintra associa-se mais uma vez ao projeto e propõe um conjunto de iniciativas a ter lugar nos Museus Municipais de participação gratuita.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Sábado, 25 de setembro, 16h00
Ateliê para a Comunidade Geral - Famílias | "Invenções - As minhas nuvens são parecidas com…"

Após visita à exposição "No Reino das Nuvens - Os artistas e a Invenção de Sintra" será realizado um ateliê de expressão plástica no exterior do museu.
A proposta consiste na observação das nuvens ou, na sua ausência, a imaginação de nuvens com diferentes configurações para criar desenhos/pinturas que permitam formar um céu digno de ser visto! Sim, porque estamos à espera de uma “chuva de nuvens”!

Nota: Máximo de 10 participantes. Mediante inscrição prévia para dbmu.servico.educativo@cm-sintra.pt ou 219 236 106

Museu de História Natural de Sintra

“Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste” no âmbito do Projeto Peixes Nativos coordenado pelo ISPA.

Dia: 24 de setembro a 24 de Outubro
Local: Museu de História Natural de Sintra
Rua do Paço, nº 20
2750-601Sintra
Horário: 10:00h às 18:00h - última entrada às 17:00h
Contacto telefónico: 21 923 85 63

No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património (24, 25 e 26 de Setembro) e do Dia Mundial dos Rios (25 de Setembro), o Museu de História Natural de Sintra-coleção Miguel Barbosa abre ao público a exposição “Ictiofauna Nativa da Região Oeste” composta por 8 painéis que visam dar a conhecer e sensibilizar o público para este património faunístico que poderá estar em risco, e, de alguma forma, contribuir para a formação  ambiental dando ferramentas para compreender e valorizar a preservação dos ecossistemas. Esta exposição itinerante faz parte do projeto Peixes Nativos desenvolvido por investigadores do Instituto  Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA, Águas do Tejo Atlântico e Aquário Vasco da Gama, coordenado pela Bióloga Carla Sousa Santos.

Casa-Museu Leal da Câmara

24, 25 e 26 de setembro (período normal de funcionamento do Museu)
Visitas orientadas | Exposição Temporária "LC: OBRA GRÁFICA E DESIGN"

Nota:
Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.lcamara@cm-sintra.pt ou 219 235 841

Museu Ferreira de Castro

Sexta-feira, 24 de setembro, 16h00
Visita guiada temática | "Índios, caboclos, escravos, retirantes e imigrantes num seringal da Amazónia – a propósito de A Selva, de Ferreira de Castro"

Nesta visita temática abordar-se-á o tema das relações e tensões culturais no seringal “Paraíso” e o modo como Ferreira de Castro o abordou no seu mais célebre romance.

Nota: Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.fcastro@cm-sintra.pt ou 219 238 827.