Comemoração Jornadas Europeias do Património 2021
Em 2021, as Jornadas Europeias do Património celebrar-se-ão entre os dias 24, 25 e 26 de setembro enquadradas no tema "Património Inclusivo e Diversificado".
Sendo estas Jornadas reconhecidas pela sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve, a Câmara Municipal de Sintra associa-se mais uma vez ao projeto e propõe um conjunto de iniciativas a ter lugar nos Museus Municipais de participação gratuita.
PROGRAMAÇÃO
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
A proposta consiste na observação das nuvens ou, na sua ausência, a imaginação de nuvens com diferentes configurações para criar desenhos/pinturas que permitam formar um céu digno de ser visto! Sim, porque estamos à espera de uma “chuva de nuvens”!
Museu de História Natural de Sintra
“Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste” no âmbito do Projeto Peixes Nativos coordenado pelo ISPA.
Casa-Museu Leal da Câmara
24, 25 e 26 de setembro (período normal de funcionamento do Museu)
Visitas orientadas | Exposição Temporária "LC: OBRA GRÁFICA E DESIGN"
Nota: Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.lcamara@cm-sintra.pt ou 219 235 841
Será, contudo, na sua casa particular da Rinchoa – um antigo casal saloio setecentista de tradição popular, que transforma em residência em 1930 –, que Leal da Câmara, durante vários anos, melhor aplicará a sua arte de decorador, sobretudo de interiores – “O seu lar tinha um sedutor intimismo, aconchegado, sem faustos. Móveis, frisos, tapetes, almofadas, [azulejos, chaves, cerra-livros, cinzeiros, tecidos, castiçais] e loiças, tudo era desenhado pelo seu talento de decorador que procurava dar sempre ao ambiente em que vivia a nota de um tradicionalismo bem português”. [in Júlia de Azevedo Leal da Câmara, Thomaz Leal da Câmara (Notas Biográficas), documento manuscrito existente na Casa-Museu de Leal da Câmara, p. 21].
Paralelamente, Mestre Leal da Câmara possui uma significativa obra gráfica, uma vez que a maior parte das suas caricaturas se destinavam à publicação das mesmas nos jornais da época, para quem trabalhava por encomenda.
O multifacetamento plástico e o percurso ímpar da sua obra artística, todavia, permitem-nos induzir que o Mestre caricaturista também terá, a certa altura da sua vida, lançado mão da tarefa de cartazista e de desenhador gráfico (almanaques, panfletos, sobrescritos, programas, cartões comerciais, menus, bilhetes-postais, capas de livros, ilustrações, calendários, vinhetas decorativas, ilustrações infantis).
Museu Ferreira de Castro
Sexta-feira, 24 de setembro, 16h00
Visita guiada temática | "Índios, caboclos, escravos, retirantes e imigrantes num seringal da Amazónia – a propósito de A Selva, de Ferreira de Castro"
Nesta visita temática abordar-se-á o tema das relações e tensões culturais no seringal “Paraíso” e o modo como Ferreira de Castro o abordou no seu mais célebre romance.
Nota: Máximo de 10 participantes por visita.
Mediante inscrição prévia para dbmu.museu.fcastro@cm-sintra.pt ou 219 238 827.