Sintra subscreve Manifesto Europeu em solidariedade com a Ucrânia

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, subscreveu esta sexta-feira o Manifesto de Marselha adotado pela 9ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, promovida pelo Comité das Regiões.

O evento decorreu em Marselha e juntou milhares de lideres europeus, sob a chancela da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia com o mote “Cidadãos no coração da Europa”, com uma agenda marcada pelo conflito e crise humanitária que se vive na Ucrânia.

Os trabalhos tiveram início com uma Sessão Especial de Solidariedade com a Ucrânia, com apelo dos lideres europeus ao reforço da ajuda humanitária neste país e países fronteiriços que estão a acolher refugiados.

O Manifesto de Marselha que traduz a solidariedade dos Municípios e das Regiões Europeias à Ucrânia, condena com veemência a agressão ilegítima de que aquele país é alvo pela Rússia e coloca os Cidadãos no coração da Democracia Europeia. Este Manifesto apela à unidade europeia e defende o aprofundamento e simultaneamente o alargamento da União Europeia.

"As suas 240 regiões e 90.000 municípios e os mais de 1,2 milhões de dirigentes políticos eleitos a nível local e regional, em representação de mais de 450 milhões de cidadãos, são os alicerces da democracia da UE", pode ler-se no “Manifesto de Marselha”.

Participaram no encontro de Marselha autarcas Ucranianos, designadamente o Presidente da Câmara de Kiev que fez uma intervenção apelando à solidariedade do poder local para com a sua cidade - que enfrenta violentos ataques que resultando numa grave situação humanitária.

No final da Cimeira foi lida uma mensagem do Presidente Francês, Emmanuel Macron, que atualmente assume a presidência da União, na qual enfatiza a importância do papel das organizações locais e regionais no reforço da Democracia Europeia.

Criado em 1994, o Comité das Regiões Europeu é a assembleia da UE dos representantes regionais e locais dos Estados-membros, que assegura a representação institucional do conjunto dos territórios, regiões, cidades e municípios europeus.

Leia o Manifesto AQUI