
Sintra reforça os serviços públicos com nova Loja de Cidadão em Queluz
A Câmara Municipal de Sintra dá mais um passo na modernização e descentralização dos serviços públicos com a abertura da segunda Loja de Cidadão do concelho, a 16 de junho, agora em Queluz, uma das freguesias mais populosas, com mais de 79 mil habitantes.
Localizada no piso superior do Mercado Municipal de Queluz, esta nova infraestrutura vem reforçar a rede de atendimento municipal, que já conta com seis Espaços do Cidadão, garantindo maior proximidade, eficiência e qualidade no apoio à população.
A nova Loja de Cidadão de Queluz foi concebida para facilitar o acesso dos munícipes a serviços essenciais, promovendo um atendimento mais rápido, integrado e próximo das necessidades reais da comunidade.
Entidades presentes na Loja de Cidadão de Queluz:
- Câmara Municipal de Sintra
- SMAS de Sintra
- IRN – Instituto dos Registos e Notariado
- Segurança Social
- AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade (Migrações e Asilo)
Principais serviços disponíveis:
- Câmara Municipal de Sintra: Licenciamento de atividades económicas, alojamento local, ação social, certidões, pagamentos, Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Chave Móvel Digital.
- SMAS de Sintra: Contratos, ligações e vistorias de água e saneamento, adesão e reforço de sacos de biorresíduos.
- IRN: Emissão e renovação do Cartão de Cidadão e Passaporte.
- Segurança Social: Abono de família, complementos (idosos, dependência), subsídio de doença, parentalidade, proteção especial na invalidez.
- AIMA: Autorização de residência, reagrupamento familiar.
Com esta nova Loja de Cidadão, a Câmara Municipal de Sintra reforça o seu compromisso com a modernização administrativa, a proximidade ao cidadão e a eficiência dos serviços públicos, promovendo uma gestão mais acessível e centrada nas pessoas.
Este investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.