Sintra reforça apoio a projetos educativos

A Câmara Municipal de Sintra vai apoiar financeiramente os agrupamentos de escolas do concelho e a Associação CIAPA Centro Aeroespacial, para a criação e desenvolvimentos de projetos educativos e lúdicos, no valor de cento e cinco mil euros.

Estas contribuições financeiras, aprovadas em reunião de executivo, pretendem apoiar o desenvolvimento de projetos na área da educação inclusiva, das ciências e da educação aeroespacial.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, referiu que “criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos é nossa prioridade”, sublinhando que “em Sintra, não queremos que ninguém fique para trás por falta de oportunidades ou de apoio”.

No que concerne aos projetos de educação inclusiva, o montante aprovado enquadra-se na Medida 3 do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE), relativo ao apoio às práticas educativas com carácter inovador.

No presente ano letivo, este programa do Município de Sintra recebeu 40 candidaturas, de 18 Agrupamento de Escolas, que pretendem garantir e diversificar o trabalho desenvolvido no apoio aos alunos com necessidades de saúde especiais. Dos projetos apresentados, destacam-se as propostas de desenvolvimento através de terapias assistidas por animais e pela Musicoterapia.

O PAQUE destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública, que sejam inovadores, que promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.

Por sua vez, o apoio financeiro à Associação CIAPA Centro Aeroespacial visa o desenvolvimento das suas atividades nas áreas da experimentação e da educação aeroespacial, dirigidas essencialmente a crianças e jovens de comunidades vulneráveis.

Esta associação desenvolve um papel de relevância na dinamização dos jovens em contexto escolar, contribuindo para a sua participação ativa no âmbito do desenvolvimento de atividades de recuperação das aprendizagens, a par do contributo para o crescimento de competências formais de aprendizagem de ciências experimentais.