Sintra no top ten dos melhores municípios do país

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Sintra é considerado o segundo melhor município para viver de acordo com estudo “City Brand Ranking”, de 2015, da consultora Bloom Consulting, subindo três posições relativamente ao ano passado.

Sintra situa-se na sétima posição no top ten, subindo quatro posições em relação ao ano passado. Na categoria viver, Sintra, ocupa este ano a segunda posição, subindo três lugares em relação ao ano passado. Na categoria negócios ocupa o 13º lugar e o 15º na categoria visitar.

Sintra surge no estudo como “subida de destaque”, no ano de 2015, posicionando-se no top ten dos melhores municípios do país, numa avaliação que cruza dados estatísticos como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante, com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses.

Este ranking é dividido em três categorias (viver, negócios e visitar) que permitem avaliar a “marca”, neste caso municípios e analisar o sucesso dos 308 municípios bem como o seu desempenho.

Em “viver” Sintra ocupa a segunda posição tendo subido três lugares desde o ano passado. Este resultado foi calculado com base em dados sociais, como taxa de desemprego e de criminalidade, o poder de compra de cada munícipe em relação à média nacional, taxa de crescimento da população; indicadores que permitem compreender o nível de segurança e as oportunidades oferecidas aos novos residentes.

Foram também baseados na procura de palavras chave online como saúde e segurança, estudar, viver, trabalhar e qualidade de vida.

Também foram analisadas as páginas de cada município e o número de acessos, tempo médio que cada utilizador permaneceu na respetiva página e número de páginas que visualizou.

Sintra reforça a sua posição a meio da tabela (subindo 5 lugares em relação ao ano passado) ficando em 13º lugar na categoria “negócios” sendo que este resultado teve como base o desempenho económico, como o número de empresas (percentagem de novas empresas sobre o total de empresas), o volume total de procuras online de temas relacionados com negócios, como setores de atividade, incentivo, mão de obra, empreendedorismo, etc e desempenho on-line de comunicação e promoção publicada pelo próprio município através do seu website e de redes sociais como forma de se promoverem e interagirem com os seus investidores.

Na categoria “visitar” Sintra ocupa a 15ª posição (uma subida de quatro posições) que tem como base os dados de turismo, taxa de ocupação hoteleira, dormidas e crescimento de dormidas; o volume total de procuras online de palavras chave como alojamento, praias, cultura, gastronomia, lazer, desporto, compras, vida noturna, eventos, surf entre outras. E também com base no website oficial do município, fonte relevante de informação para os turistas e que é uma das mais importantes portas de entrada de cada município.

Em todas as categorias, o estudo avaliou os social media (Facebook e Twitter) e o critério de avaliação foi o número de seguidores ou “likes” de cada município. 

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