Sintra continua a apoiar refugiados ucranianos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) para o acolhimento de agregados familiares provenientes da Ucrânia.

O município de Sintra sinalizou, junto do Alto Comissariado, soluções habitacionais até 30 agregados com necessidade de alojamento resultante do movimento migratório despoletado pela guerra.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “é determinante criar condições que permitam às famílias ucranianas que procuraram Sintra para viver, ou que venham a ser sinalizadas, uma resposta de maior duração e mais estável.”

“Sintra assumiu desde o primeiro momento deste conflito o compromisso de acolher no seu território o maior numero possível de cidadãos refugiados ucranianos e este é mais um passo nessa direção”, sublinhou o autarca.

O município de Sintra avaliando as condições locais de acolhimentos e de integração de refugiados, ativou o PAIR - Plano de Acolhimento e Integração de Refugiados tendo já recebido, em estruturas de acolhimentos temporário várias famílias requerentes de proteção internacional.

A autarquia tem vindo dar resposta e a trabalhar em conjunto com as demais instituições, por forma a garantir as respostas mais adequadas ao acolhimento e integração de refugiados e, consequentemente, a sinalização de emprego disponível, habitação, apoio na reunificação de famílias e integração na comunidade.