Sintra avança com Cluster do setor dos Mármores

cluster marmore

A Câmara Municipal de Sintra pretende criar um cluster do setor mármores no concelho, com o objectivo de reunir as várias empresas que trabalham neste setor de actividade e encontrar soluções para a revitalização das empresas.

A primeira reunião que visa criar o futuro cluster dos mármores decorre esta sexta-feira, 09:30, no Palácio Valenças, em Sintra, estando confirmadas as presenças de mais de três dezenas de empresas.

Durante esta reunião serão abordadas questões como a internacionalização e o apoio a estas empresas quanto à presença em palcos internacionais, o acesso a financiamento bancário e o estimulo à reestruturação da divida das empresas do setor.

Será também clarificada a vantagem da criação de um cluster dos mármores, bem como a criação, com o setor institucional do Turismo, da Rota da Pedra.

O objectivo da criação deste cluster passa por revitalizar este setor implementado em Pêro Pinheiro/Montelavar/Almargem do Bispo e Terrugem, fortemente afectado pela crise económica do país e da construção civil.

Este cluster industrial deverá servir para agregar os empresários do setor que estejam interessados nesta iniciativa, aproveitando fundos comunitários disponíveis para este tipo de reorganização industrial, e terá serviços comuns na internacionalização, na exportação e também ligado à formação profissional e à investigação.

Quem pretender fixar-se neste parque industrial terá oportunidade também de utilizar equipamentos de corte de pedra e outros serviços comuns, reduzindo desta forma os custos.