Sintra aprova novas comparticipações para requalificação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações ao abrigo do Reaviva Sintra para obras de conservação em edifícios, num investimento superior a 30 mil euros.

As comparticipações aprovadas em reunião de executivo dizem respeito a imóveis com mais de 30 anos e as comparticipações financeiras atribuídas serão utilizadas em obras de conservação das partes comuns dos edifícios.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “este programa acaba por ser uma mais valia para todos. Através da iniciativa privada, levada a cabo pelos cidadãos, conseguimos um forte contributo para um melhor espaço público e para regenerar os lugares onde vivem”.

 Na sequencia da reunião de executivo, na Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro um condomínio constituído por 14 frações de habitação será comparticipado em cerca de 16 mil euros. Já na Área de Reabilitação Urbana de Massamá/Monte Abraão foi aprovada a comparticipação de mais de 14 mil euros para obras de conservação de um edifício com 31 frações autónomas, das quais 26 afetas a habitação, um armazém, uma loja e três garagens.

O Reaviva Sintra é um programa municipal que concede apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em Áreas de Reabilitação Urbana. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa devem reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Mais informações sobre este o Reaviva Sintra AQUI.