Sintra aprova novas comparticipações para reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de mais duas comparticipações a obras de conservação em edifícios ao abrigo do Programa ReaVIVA, num valor total de 43 mil euros.

Os dois imóveis a intervencionar estão inseridos na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Agualva-Cacém. Um dos imóveis é composto por 39 frações habitacionais e terá uma comparticipação de 30 mil euros para obras de conservação de partes comuns do edifício. O segundo imóvel é constituído por 32 frações habitacionais e terá uma comparticipação de 13 mil euros destinada também a obras de conservação do imóvel no que respeita às partes comuns.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “este programa é de extrema importância para todo o concelho pois contribui para a requalificação e a valorização patrimonial das zonas urbanas e para a afirmação da identidade do local, promovendo e preservando a qualidade arquitetónica e a imagem urbana, bem como a valorização do ambiente e do espaço urbano. A manutenção da identidade passa, em grande parte, pela arquitetura e pelas linhas que desenham e definem o espaço público e privado, a autarquia não podia deixar de fazer a sua parte pela manutenção da identidade das ARU de Sintra”.

O programa ReaVIVA concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um carater de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

De sublinhar que desde outubro de 2021, apenas no mandato 2021-2025, a autarquia de Sintra já investiu mais de 77 mil euros no programa ReaVIVA Sintra.

Mais informações sobre este programa AQUI.