Sintra aprova nova comparticipação para reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de mais uma comparticipação a obras de conservação em edifícios ao abrigo do Programa ReaVIVA.

O imóvel alvo de intervenção está inserido na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Massamá e Monte Abraão. Trata-se de um prédio com mais de 30 anos, constituído por 2 caves para garagens, rés-do-chão, 7 pisos e arrecadações, lados esquerdos, direitos e frentes, num total de 45 frações autónomas das quais 24 frações de uso habitacional e 21 frações afetas a arrecadações e garagens, e irá receber uma comparticipação de 15 mil e 500 euros para fazer face às obras de conservação das partes comuns do edifício.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “o ReaVIVA é um instrumento fundamental para a revitalização dos meios urbanos e impulsionar a renovação do espaço público, valorizando desta forma o património e consolidar centralidades afirmando a identidade do local”.

Desde junho de 2019 até à data, a Câmara Municipal de Sintra aprovou o montante total de 477 mil euros para comparticipação financeira a obras nas partes comuns de edifícios multifamiliares, ao abrigo do programa REAVIVA Sintra.

O programa ReaVIVA concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Mais informações sobre este programa AQUI.