Restauro da Calçada da Catribana está a avançar

As obras de conservação e restauro da Calçada Romana da Catribana localizada na União de Freguesias de São João das Lampas e de Terrugem estão a avançar.

Dado o estado de degradação da ponte e calçada a Câmara Municipal de Sintra desenvolveu o «Projeto de Conservação e Restauro da Ponte e Via da Catribana» decorrendo a obra em duas fases.

A primeira fase, no valor de 40 mil euros, correspondeu à conservação e restauro da ponte cuja obra se encontra concluída.

A segunda fase, no valor de 78 mil euros, agora em execução, corresponde aos trabalhos relativos à conservação e restauro da calçada. De momento as obras situam-se na fase de consolidação do troço original, reconstrução de troços danificados e de alguns muros; feita a referenciação de troços da via em mau estado (não recuperáveis).

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera que “esta intervenção é um investimento para a memória coletiva, das comunidades, é preservar o nosso passado” e menciona que "os programas de turismo devem abranger estas zonas interiores, para chamar mais visitantes a este imóvel de interesse público”.

A calçada da Catribana tem um comprimento de cerca de 230 metros e uma largura média de 3,50 metros, é composta por blocos de calcário e a calçada é dividida ao centro por uma fiada de lajes colocadas em cutelo.

A ponte e calçada romana da Catribana foram identificadas no início dos anos 1980 e devido ao interesse científico e patrimonial foi classificada posteriormente como Imóvel de Interesse Público.