Requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares avança a bom ritmo
A Câmara Municipal de Sintra está a requalificar o espaço público da zona envolvente ao antigo Mercado de Fanares, num investimento superior a 2 milhões de euros.
A intervenção decorre numa área aproximada de 27.000 m² e abrange a Praceta de Goa, Rua de Pangim, Rua da Índia Portuguesa, Praceta de Damão, Praceta da Nau de São Rafael e Rua Afonso de Albuquerque, em Mem Martins.
O objetivo central desta intervenção prende-se com a necessidade de devolver esta centralidade e identidade de todo o espaço, por via da sua requalificação e concretização de uma grande praça central, polarizadora e unificadora de toda a malha urbana e das suas vivências, tendo em conta as necessidades prementes de uma população cada vez mais exigente e oriunda de diferentes países.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, em visita ao local, esta quinta-feira, sublinhou a importância deste projeto que” vai permitir devolver este espaço às pessoas e torná-lo atrativo para as mais diversas atividades económicas e de lazer”.
Durante a intervenção foram identificadas diversas ligações de esgotos dos edifícios diretamente para a linha de água, o que motivou a inclusão de trabalhos para resolução do problema ambiental que são acompanhados Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
As infraestruturas técnicas enterradas estão em fase de conclusão e proceder-se-á em seguida aos trabalhos de pavimentação.
O projeto de requalificação de toda a praça resulta de uma intervenção conjunta entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água.