Municípios em debate sobre habitação na área metropolitana de Lisboa

A Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, organizou o encontro “Desafios que Precisam de Soluções”, que debateu a crise da habitação. O encontro realizou-se no Estoril e foi presidido por Basílio Horta.

O encontro surge num contexto de emergência de uma atuação metropolitana no domínio da habitação, face à situação apurada no Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas na Área Metropolitana de Lisboa, que tornou mais evidente um conjunto de vulnerabilidades socias e económicas resultantes do impacto da crise habitacional, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos em toda a região.

Tratou-se de um momento de reflexão em torno de um dos grandes desafios com que a sociedade atual se depara, e uma das principais preocupações das agendas políticas e mediáticas do país, com uma incidência particular na região metropolitana de Lisboa.

Além de um painel dedicado à apresentação das políticas e projetos municipais em curso no domínio da habitação e a apresentação do trabalho que a Área Metropolitana de Lisboa tem vindo a desenvolver, o encontro teve também uma mesa-redonda sobre os desafios atuais da habitação, com a participação de eleitos das câmaras municipais e representantes do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo e Universidade de Lisboa.

O encontro contou com a presença de Basílio Horta, presidente do Conselho Metropolitano e da Câmara Municipal de Sintra; Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada; Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano; Benjamim Pereira, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.

Image