Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro entregue a Enrique Jimenez

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, entregou a Medalha de Mérito Municipal de Grau Ouro, na Classe de Mérito Empresarial, a Enrique Jimenez, na passada sexta-feira, dia 11 de março.

Esta atribuição deve-se ao seu contributo no desenvolvimento económico, social, cultural e tecnológico do Município de Sintra e na criação de empregos qualificados, ao longo do seu percurso profissional.

Para Basílio Horta, a atribuição desta medalha é o “reconhecimento de Sintra a uma grande empresa e a um grande empresário”.  “A Tabaqueira é a cara do equilíbrio entre aquilo que é lucro e a distribuição do mesmo pelos acionistas, mas também pela função social em relação à comunidade onde se insere. O apoio da Tabaqueira nunca falta quando é solicitado e não raras as vezes o oferece à comunidade”, referiu o autarca, mencionando ainda a merecida homenagem a Enrique Jimenez pelo “trabalho que desenvolveu pela nossa terra e pela nossa gente. Vi de perto a forma como geriu esta grande empresa, com resultados cada vez melhores, e como conseguiu atrair para Sintra determinados investimentos que estavam fora do concelho”.

Durante esta cerimónia, Enrique Jimenez, afirmou que “ao longo do percurso da Tabaqueira, a empresa acabou por ser um reflexo de Sintra pelo seu longo legado histórico e olhos postos no futuro. Da mesma forma, Sintra tem igualmente um vasto património e legado cultural muito relevante, e também está totalmente virada para o futuro”.

A ligação do empresário Enrique Jimenez a Sintra remonta a 2004, altura em que desempenhou funções como Diretor de Marketing da Philip Morris Internacional em Portugal. Entre 2011 e 2014, foi presidente do Conselho de Administração da Tabaqueira, sendo atualmente o Administrador-Delegado da Philip Morris Internacional para o “cluster” entre Portugal e Espanha, continuando deste modo a participar ativamente na tomada de decisões com impacto relevantes para o Concelho de Sintra.

A Tabaqueira é um dos principais centros de produção da Philip Morris International, sendo considerada uma empresa dinamizadora da economia nacional, criadora de emprego e detentora de um contributo muito positivo para o saldo da balança comercial portuguesa.

Atualmente incorpora mais de 1.200 trabalhadores, cuja atividade impacta mais de 41.000 pessoas. Desde a sua privatização já foram investidos mais de 378 milhões de euros nas suas instalações em Albarraque, Sintra.