Loja do cidadão no Cacém no primeiro trimeste de 2016

web visita-obras 3dez2015 05

O presidente da Câmara Municipal de Sintra realizou esta quinta-feira uma visita a diversas obras municipais.Basílio Horta visitou as obras no Mercado do Cacém, onde ira funcionar a futura Loja do Cidadão. A nova Loja do Cidadão visa a criação de uma maior proximidade entre a administração pública e os munícipes do concelho de Sintra, estimando-se um acesso diário de cerca de 2 mil utilizadores para este equipamento.

Esta loja de atendimento congrega diferentes serviços, reunindo balcões do INR (Instituto de Registo e Notariado), SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), GAM (Gabinete de Apoio ao Munícipe), Junta de Freguesia e Segurança Social. Para Basílio Horta trata-se “de uma loja fantástica, com um espaço de 1.280 metros quadrados, um grande equipamento que vai beneficiar a população e também o mercado”. Com um custo de 405 mil euros (mais IVA), a loja tem data de abertura prevista para março de 2016.

Durante a manhã, Basílio Horta visitou na Beloura a substituição da iluminação pública. O antigo equipamento estava obsoleto e sem condições mínimas de iluminação. Esta nova iluminação LED de maior eficiência energética implicou um investimento de cerca de 68 mil euros.

A visita seguiu para o Mercado de Queluz em que as obras de recuperação total das coberturas estão em fase de conclusão. Os trabalhos incidem na colocação de uma nova cobertura em todo o edifício sobre a cobertura existente, a reformulação da rede de drenagem pluvial, substituição dos vãos exteriores, reparação e tratamento de fachadas e pinturas exteriores. Esta obra teve um valor de 208 mil euros.

Na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão foi visitada uma empreitada que os SMAS, em conjunto com a Câmara Municipal, estão a realizar de substituição das redes de águas na zona da Rua Direita, Rua das Camélias e área circundante. Esta obra será faseada e terminará com a construção de uma rotunda na Rua Direita/ Chafariz, zona de escolas e com muito movimento, no primeiro semestre de 2016 e terá um custo total de cerca de 800 mil euros.

Foi também visitada a intervenção na Rua Máximo Silva, em Paiões, na freguesia de Rio de Mouro. Os trabalhos contemplam a criação de passeios com o objetivo de garantir que as deslocações pedonais sejam feitas em segurança, o reordenamento da circulação no entroncamento com a Rua Fernando Piteira Santos através da criação de um ilhéu, a construção de uma box para autocarro, a implementação de um abrigo de passageiros e a colocação de uma lomba redutora de velocidade associada à passagem de peões.

A visita terminou no Parque Urbano de Rinchoa-Fitares onde está previsto o prolongamento do espaço recentemente inaugurado. Nas próximas semanas está previsto também colocar equipamento desportivo, recuperar caminhos para que possam ser usufruídos e melhorar o acesso da entrada. O espaço de natureza em meio urbano, na freguesia de Rio de Mouro é caraterizado por vegetação mediterrânica e eucaliptos, foi reabilitado e transformado num parque com uma área aproximada de 12 hectares.

Este parque permite aos munícipes e famílias usufruir de espaços verdes de qualidade com equipamentos de lazer e momentos de descontração, numa paisagem natural com diversidade de fauna e flora associadas a zonas ribeirinhas.

• web_visita-obras_3dez2015_01.jpg
  • web_visita-obras_3dez2015_02.jpg