Início de empreitada de estabilização de taludes em Rio de Mouro

CMS 6657

A Câmara Municipal de Sintra iniciou esta quinta-feira a empreitada de estabilização do talude nas traseiras dos edifícios na Rua José Alfredo Costa Azevedo e Rua Francisco Costa, em Rio de Mouro, com a assinatura do auto de consignação, num investimento de 374 mil euros.

Nesta empreitada serão realizados trabalhos com o objetivo de melhoraria das condições de segurança, com a estabilização dos taludes numa extensão de aproximadamente 337m, com alturas variáveis entre cerca de 3 e 15 metros e com um prazo de execução de 240 dias.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta frisou que “a autarquia preocupa-se com a segurança dos munícipes e, como tal, o desprendimento de rochas destes taludes que ameaçavam pessoas e bens tornou-se uma prioridade, por isso este investimento por parte da câmara é para proteger os moradores dando-lhes segurança”.

Apesar dos taludes não apresentarem de um modo genérico sinais de instabilidade global, existe a possibilidade de alguns blocos rochosos se desprenderem, verificando-se igualmente sinais de erosão comprometendo a segurança da área.

Numa primeira fase será feita a limpeza e desmatação dos taludes, bem como o seu saneamento, removendo os materiais que apresentem sinais evidentes de desagregação ou passíveis de desencadearem escorregamentos.

Será seguidamente realizado o reperfilamento da crista do talude e das banquetas, a que se seguirão os trabalhos de estabilização e proteção dos taludes, através do preenchimento/revestimento em pedra argamassada ou à base de ligantes hidráulicos, reforçado com fibras metálicas, aplicado por projeção direta contra a face do talude bem como trabalhos de drenagem, quer do revestimento, quer superficial, que garanta o encaminhamento das águas para a rede de drenagem pluvial existente no local.