INFO | Saiba como votar antecipadamente para as eleições europeias

A Câmara Municipal de Sintra informa que cidadãos interessados poderão inscrever-se para o exercício do direito de voto antecipado, nas seguintes situações:

• Doentes internados em estabelecimentos hospitalares, até 20 de maio;
  • Presos não privados de direitos políticos, até 20 de maio;
  • Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade, entre 26 e 30 de maio.

Para tal, deverá inscrever-se preferencialmente na plataforma votoantecipado.mai.gov.pt, no período adequado, onde deverá selecionar a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Nesta plataforma pode ainda consultar a sua inscrição.

Entre 27 e 30 de maio, o presidente da Câmara ou vereador credenciado desloca-se ao estabelecimento em que se encontre para recolher o seu voto. Já as eleições por mobilidade acontecem no dia 2 de junho.

Caso esteja deslocado no estrageiro no dia das eleições, pode, entre os dias 28 e 30 de maio, dirigir-se às secções consulares das embaixadas, aos consulados ou às delegações externas das instituições públicas portuguesas previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e exercer o seu direito de voto.

Para este efeito podem votar antecipadamente no estrangeiro os eleitores recenseados em território nacional que aí estejam deslocados:

• por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  • em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro;
  • em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;
  • que sejam doentes em tratamento no estrangeiro;
  • que vivam com os eleitores mencionados nas situações anteriores ou os acompanhem.

No estrangeiro:

• Na Internet: recenseamento.pt;
    Através de SMS para +351 962 171 000, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento=aaaammdd Ex: RE 1444880 19531007.

No território nacional:

• Na Internet: recenseamento.pt;
  • Através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento=aaaammdd Ex: RE 72386718 19820803;
  • Na Junta de Freguesia do seu local de residência;
  • Ou por carta (para Secretaria-Geral da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA), de modo a que seja recebida até 30 de maio, comunicando o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, a mesa de voto onde pretende votar e o endereço de correio eletrónico ou o contacto telefónico.