Esclarecimento | Intervenção na Av. Dom Afonso Henriques, Algueirão - Mem Martins

O Município de Sintra esclarece que implementou, desde março de 2019 com a aprovação do regulamento do arvoredo do município, uma estratégia de planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo urbano.

A Câmara Municipal tem desenvolvido, ao logo dos anos, medidas para compatibilizar as espécies arbóreas com as condições exigíveis de iluminação e segurança dos edifícios, designadamente quanto ao adequado distanciamento das árvores aos edifícios, bem como precaver uma correta articulação da arborização com as infraestruturas alojadas no subsolo e elementos instalados na sua projeção vertical, existentes e propostos, através de uma correta seleção de espécies arbóreas, designadamente quanto às suas raízes e copas.

Esta estratégia tem permitido a gestão e qualificação do espaço público, mantendo os objetivos estratégicos do município no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, bem-estar e qualidade de vida dos seus habitantes, em termos de ambiente, mobilidade e lazer.

O município de Sintra reconhece que no caso da Avenida Dom Afonso Henriques alguns dos princípios do referido regulamento não foram cumpridos. A substituição de árvores (63) foi interrompida, tendo o presidente da Câmara Municipal de Sintra determinado a análise urgente de todo o processo para apuramento de responsabilidades.

No entanto, o município esclarece que o projeto da ciclovia não inviabiliza a manutenção de árvores, nem seria aceitável o contrário. Algumas das árvores no local apresentam problemas fitossanitários, sendo sempre substituídas por novas árvores.

O projeto prevê a colocação de 246 novas árvores.