Economia e os desafios para o futuro em debate em Sintra

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra reuniu na passada segunda-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

A reunião contou com a intervenção de António Costa Silva sobre a economia portuguesa e os desafios para o futuro. O ministro da Economia e do Mar salientou a importância do concelho de Sintra, um dos motores de desenvolvimento do país, que assume o importante papel de gerar riqueza.

António Costa Silva considera que “Sintra tem as condições para ser protagonista no panorama nacional”, acrescentando que “distingue-se por ser um concelho jovem, o que representa um ativo incontornável para o desenvolvimento económico”.

O ministro fez também referência ao desenvolvimento das atividades no território de Sintra, com um grande número de empresas em múltiplas áreas e uma excelente percentagem de exportações, o que se traduz num bom valor acrescentado bruto. O turismo é outro ponto positivo de Sintra, que contribui em muito para enfrentar as contrariedades dos tempos que vivemos. No geral, foram identificados fatores desafiantes, que estão relacionados com a energia e o clima. Perante as dificuldades é necessária a união de todos, com uma forte aposta na qualificação dos recursos, na educação e inovação das empresas.

Por sua vez, Basílio Horta, presidente da autarquia destacou características e indicadores do concelho de Sintra, começando por referir que “é o concelho mais populoso do país, o que inevitavelmente tem influência a nível nacional no que diz respeito à economia”, acrescentando que “os bons índices de Sintra são o resultado de um trabalho contínuo e de acompanhamento junto das empresas do concelho”.

Ao longo da sessão foram apresentados aspetos importantes para a economia como a eficiência financeira em que Sintra se encontra na primeira posição.  O índice de imposto por habitante, um baixo passivo por habitante, o bom grau de execução da despesa e o facto de Sintra ser o segundo melhor concelho em relação aos resultados económicos, são alguns dos pontos em que Sintra se destaca.

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra é composto por empresários, associações empresariais e entidades sindicais, e exerce a ligação entre empresários e investidores de dimensão nacional e local, com o objetivo de melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra.