COVID-19 | Câmara de Sintra garante alojamento a profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo que permite garantir alojamento aos profissionais de saúde do Hospital Fernando da Fonseca, por forma a mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19.

O protocolo , em continuidade ao já firmado em 2020, permite aos profissionais de saúde, que prestam atividade no Hospital Amadora-Sintra, pernoitar na unidade hoteleira evitando que tenham de se deslocar diariamente para a sua residência.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, "este é um apoio premente. A solidariedade é a palavra chave e alicerce da nossa ação desde que iniciámos este combate com a pandemia.”

A Câmara Municipal de Sintra tem vindo, desde março de 2020 e no contexto epidemiológico vivido, a adotar medidas de apoio especialmente dirigidas às famílias mais vulneráveis, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e ao Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca.

Recorde-se que a autarquia tinha aprovado inicialmente um apoio financeiro de 1 milhão e 500 mil euros que permitiu ao Hospital Amadora-Sintra a aquisição de equipamentos médicos e de proteção individual. Em 2020, as autarquias de Sintra e Amadora financiaram a construção da nova unidade de urgência dedicada a doentes e suspeitos de Covid-19, que ascendeu a 1,183 milhões de euros. A Câmara de Sintra procedeu ainda à aquisição de um novo TAC num investimento superior e meio milhão de euros, valor integralmente suportado pela autarquia.

A Câmara Municipal de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio às instituições e às populações.