COVID-19 | Bombeiros de Sintra já começaram a ser vacinados

Os Bombeiros do concelho de Sintra começaram esta terça-feira a ser vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose administrada a 311 operacionais.

O processo de vacinação, decorre terça e quarta-feira nos diversos quartéis e em Agualva e Sintra, e engloba as Corporações de Bombeiros de Colares, Sintra, São Pedro de Sintra, Queluz, Belas, Agualva Cacém, Algueirão Mem-Martins e Montelavar.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinha que os bombeiros "são homens e mulheres que todos os dias estão na linha da frente deste combate. Entre elementos prioritários dos serviços de saúde ou profissionais e utentes de lares, já foram realizadas cerca de 4 mil vacinações no concelho".

A Proteção Civil de Sintra está responsável pela entrega das vacinas nas corporações. Será entregue, em cada um dos dias de manhã e em cada corporação, uma mala térmica com as vacinas a administrar nessa corporação. As vacinas deverão ser mantidas nas malas térmicas, fechadas e guardadas num local seguro até que cheguem as equipas de vacinação.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra criou 5 polos de vacinação contra a Covid-19, para vacinar cerca de 15 mil utentes. Os 5 polos de vacinação estão instalados no complexo desportivo Municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e na Associação Humanitária de Bombeiros de Belas.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.