
Câmara Sintra apoia forças de segurança do concelho
A Câmara Municipal de Sintra aprovou diversos apoios às forças de segurança do concelho, num investimento superior a 800 mil euros.
A autarquia, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de beneficiação e ampliação do Sub-destacamento Territorial de Sintra da Guarda Nacional Republicana (GNR), num investimento de 780 mil euros. Foram ainda aprovados apoios à Polícia de Segurança Pública (PSP), num valor superior a 42 mil euros.
Assim, foi aprovada a adjudicação da empreitada de beneficiação e ampliação do Sub-destacamento da GNR refletindo o compromisso da autarquia em garantir que as forças de segurança dispõem de instalações adequadas e modernas, essenciais para o desempenho eficaz das suas funções e para a segurança da comunidade.
A empreitada tem como objetivo promover uma melhoria geral das instalações, incluindo intervenções para otimização das condições de atendimento ao público e para proporcionar melhores condições de trabalho e descanso aos militares.
As atuais instalações, foram comodatadas pelo Município de Sintra à GNR através do contrato nº 6/2010, de 5 de fevereiro, e necessitam da devida reabilitação e ampliação.
Adicionalmente, a Câmara Municipal de Sintra aprovou o apoio à PSP, com um conjunto de medidas no valor superior a 42 mil euros.
O apoio recentemente aprovado inclui a instalação de letterings nas esquadras da Divisão Policial de Sintra, a substituição de luminárias e a atualização da sinalética de identificação, ações que visam a dignificação da imagem da polícia do concelho.
Como parte deste apoio, foi também atribuído de um subsídio em géneros, no vaor de cerca de em 15 mil euros, através da cedência a título gracioso à Divisão Policial de Sintra da PSP o uso gratuito das instalações desportivas municipais durante a época desportiva 2025/2026, para a manutenção da condição física dos agentes.
Estas ações do Município para com as forças de segurança do concelho demonstram o esforço contínuo da Câmara Municipal de Sintra em garantir que as forças de segurança disponham dos recursos e das condições necessárias para o desempenho eficaz das suas funções, contribuindo para a segurança e bem-estar de toda a comunidade.
[A divulgação deste comunicado ocorre após o período das eleições autárquicas, embora diga respeito a uma iniciativa aprovada anteriormente, em conformidade com as orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e com a legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o cumprimento dos princípios de neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral].