Câmara e Parques de Sintra de mãos dadas na defesa e recuperação do património

protocolo PSML

A estrada florestal entre o entre o cruzamento dos Capuchos e a estrada da Azóia vai ser repavimentada pela Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), depois de anos sem qualquer intervenção, uma obra que decorre de um protocolo assinado esta segunda-feira entre a autarquia e a empresa que gere os parques de Sintra.

Para o presidente do município, Basílio Horta, era exigível esta colaboração, uma vez que a Parques de Sintra é quem "mais utiliza aquele troço e foi quem se mostrou disponível para o recuperar".

"A repavimentação da estrada florestal é, portanto, um ato muito importante na defesa do nosso património", referiu o autarca.

Também para o presidente da PSML, Manuel Baptista, "é uma obra de extrema importância já que tem havido algumas queixas por parte de turistas".

A Câmara de Sintra e a PSML puderam ainda estreitar laços, com a assinatura de um outro protocolo de cedência de utilização do Parque das Merendas e da Quinta Mont Fleuri, bem como a doação do projeto de requalificação do Parque da Liberdade e do Parque dos Castanheiros.

Basílio Horta explicou esta cedência por parte da autarquia à PSML com os galardoes nacionais e internacionais que a empresa tem vindo a receber nos últimos anos.
"É lógico que a Parques de Sintra assumisse este trabalho de requalificação", afirmou o autarca, acrescentando que vem ao encontro daquilo que "é pretendido, ou seja, uma utilização pedonal da serra".

O presidente da PSML disse ainda que "está para breve a assinatura de um protocolo com a Estradas de Portugal para a recuperação das faixas florestais na serra de Sintra".