Câmara de Sintra vai requalificar os Centros de Saúde de Rio de Mouro e Pêro Pinheiro
A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para as empreitadas de conservação e beneficiação dos Centros de Saúde de Rio de Mouro e de Pêro Pinheiro, num investimento superior a 660 mil euros.
As empreitadas têm como objetivo garantir as boas condições de funcionamento dos equipamentos com um conjunto de intervenções com que visam melhorar o conforto térmico do edifício, a sua eficiência energética e conforto no interior do seu espaço.
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “a saúde é e sempre foi a nossa grande prioridade. E pode ver-se pela maneira como temos investido no concelho neste setor". "Estas são mais duas empreitadas em equipamentos de saúde que visam dar melhores condições não só à população, mas também aos profissionais de saúde que lá trabalham” e acrescenta que “a aposta da autarquia está centrada no desenvolvimento da saúde pública, sinónimo disso mesmo é o investimento que a Câmara está a fazer na construção do novo hospital de Sintra, superior a 45 milhões de euros.”
A empreitada do Centro de Saúde de Pêro Pinheiro, no valor de 388 mil euros, tem como principais intervenções a reabilitação de pavimentos existentes, reparação de parede e tetos, reabilitação de portas interiores, substituição da caixilharia, pintura exterior e isolamento térmico do edifício.
Já as principais intervenções no Centro de Saúde de Rio de Mouro, no valor de 388 mil euros, são a execução de cobertura nos telheiros de acesso ao edifício, pintura exterior, isolamento térmico do edifício, substituição da caixilharia, pintura de muros exteriores, substituição e reparação de gradeamentos, montagem de proteção e instalação de Sistema Fotovoltaico para Autoconsumo, para atingir uma redução de pelo menos 30% das necessidades de energia primária.
Recorde-se que, em 2017, a autarquia realizou obras de beneficiação das instalações do Centro de Saúde de Rio de Mouro num investimento de 50 mil euros.
Estes investimentos em equipamentos de saúde, têm o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e integram obras de conservação e beneficiação que visam garantir um bom funcionamento dos serviços prestados, a segurança e o conforto de utentes e profissionais e a melhoria da eficiência energética.
Informações sobre o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência em equipamentos de saúde em Sintra AQUI.