
Câmara de Sintra reforça apoio aos Bombeiros com cedência de equipamento logístico
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a cedência definitiva de um empilhador à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra, reforçando o apoio logístico à corporação.
Este novo equipamento será fundamental para otimizar as operações de carga e descarga, contribuindo para uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência e apoio operacional.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “a segurança tem sido, desde sempre, uma prioridade. Esta cedência reflete, mais uma vez, esse compromisso em garantir que os nossos bombeiros estejam devidamente preparados e equipados com os meios técnicos necessários para cumprir a sua missão com eficácia.”
O concelho de Sintra, com cerca de 319 km², é servido por nove corporações de bombeiros voluntários, que atuam em contextos diversos — desde áreas urbanas densamente povoadas até zonas florestais e rurais — exigindo uma capacidade de resposta permanente e altamente especializada.
Só em 2025, a Câmara Municipal de Sintra já aprovou mais de 2 milhões de euros em apoios financeiros às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, reforçando o seu compromisso contínuo com a proteção civil e o bem-estar das populações.
Mais recentemente a autarquia aprovou ainda apoios que visam fortalecer a capacidade de resposta das corporações locais. Nesse contexto os Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém receberem apoio para a aquisição de um novo veículo florestal de combate a incêndios, enquanto os Bombeiros Voluntários de Almoçageme contaram com a cedência de uma retroescavadora e a requalificação das suas instalações, severamente afetadas pela tempestade Martinho. Já os Bombeiros Voluntários de Sintra beneficiaram de investimento para a manutenção do seu autotanque, garantindo a operacionalidade do equipamento fundamental para emergências.