Câmara de Sintra reforça apoio a projetos do Programa Escolhas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a atribuição de apoio financeiro de 90 mil euros a sete associações do concelho que foram admitidas à 9.ª Geração do Programa Escolhas.

Escolhas é um programa governamental destinado a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos de vulnerabilidade socioeconómica, e tem como objetivos a promoção da integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, este apoio financeiro “vai permitir mais respostas para crianças e jovens que se encontrem em situações de desigualdade social”, salientando que “a autarquia fará o que estiver ao seu alcance para permitir que todos tenham acesso às mais diversas ferramentas para a construção do seu futuro e de uma sociedade cada vez melhor.”

O apoio será prestado às seguintes associações do concelho de Sintra:

• Associação CIAPA – Centro Aeroespacial, para o Projeto Espaço Talentus E9G (Tapada das Mercês) | 10.000,00€;
  • Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra, para os projetos KS Escollhas E9G (Casal de São José) e Agir Mais E9G (Serra das Minas) | 20.00,00€;
  • Associação Juvenil Ponte, para o Projeto Orienta.Te E9G (Fitares/Rinchoa) | 10.000,00€;
  • Casa Seis – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, para o Projeto Replay E9G (Mira Sintra) | 10.000,00€;
  • Olho Vivo – Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos, para os projetos Meg@tivo E8G (Pêgo Longo/ Pendão) e Viv@Cidade E8G (Agualva-Cacém) | 20.000,00€;
  • CRIAGENTE – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural, para o Projeto Raízes E9G (Monte Abraão) | 10.000,00€;
  • Associação InovSocial, para o Projeto Inovar 3E E9G (Casal de cambra) | 10.000,00€.

Na 9. ª Geração do Programa Escolhas cerca de 15 % do valor do orçamento de cada projeto deverá ser assegurado pelo consórcio de parceiros, do qual o Município de Sintra faz parte, sobre todos os Projetos Escolhas aprovados para o concelho.

No entanto, como as restantes entidades parceiras que integram os diferentes consórcios apresentaram grandes dificuldades em garantir o apoio financeiro para a concretização dos projetos, a Câmara Municipal de Sintra assumiu a responsabilidade financeira necessária para a realização de cada um dos projetos Escolhas.