Câmara de Sintra reforça a aposta no setor da educação
A Câmara Municipal de Sintra continua a investir na educação através do desenvolvimento de projetos educativos e na atribuição de verbas a alunos carenciados do concelho, num investimento superior a 430 mil euros.
Em reunião de executivo, a autarquia aprovou a celebração de contratos interadministrativos de delegação de competências com agrupamentos escolares para a aquisição de material utilizado em atividades educativas nos estabelecimentos de ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, e secundário. Igualmente, foi aprovado a atribuição de verbas a alunos carenciados do 1.º ciclo do Ensino Básico, e ainda o apoio financeiro para o desenvolvimento dos Planos Anuais de Atividades dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra.
Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento “é reflexo da crescente aposta na qualidade do ensino”, acrescentando ainda que “é nas escolas do nosso concelho que começamos a construir o futuro do território, por isso investir na educação é uma prioridade deste executivo”.
A assinatura dos contratos interadministrativos de delegação de competências será celebrada com cada um dos vinte Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra, e corresponde à transferência por parte da autarquia de verbas no valor global superior a 210 mil euros. Esta comparticipação visa apoiar as despesas relacionadas com a aquisição de equipamento básico, mobiliário, material didático e equipamentos desportivos, laboratoriais, musicais e tecnológicos, assim como de equipamentos de impressão e cópias.
Adicionalmente, num investimento de mais de 16 mil euros, o Município de Sintra deliberou a atribuição de auxílios económicos para a comparticipação em material escolar e visitas de estudo aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico beneficiários do escalão A e B da ação social escolar. Esta medida compreende 560 alunos e corresponde à 3.ª fase de processo de atribuição de verbas para o ano escolar 2022/2023.
Com o objetivo garantir a continuidade e implementação de projetos e atividades no âmbito escolar, a autarquia aprovou ainda o apoio financeiro de 200 mil euros para o desenvolvimento dos Planos Anuais de Atividades dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra, inserido no PAQUE - Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas. Este programa destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública, que sejam inovadores, que promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.