Câmara de Sintra passa a ter serviço gratuito de entrega de veículos em fim de vida

A Câmara Municipal de Sintra passa a disponibilizar aos seus munícipes, através da aplicação Sintra Resolve, um serviço de entrega voluntária e gratuita de veículos em fim de vida.

A app Sintra Resolve, disponível para IOS e Android, passa a permitir que o cidadão e proprietário de veículos em fim de vida, inicie o processo de entrega voluntária das suas viaturas ao Município de Sintra, de forma gratuita e simples que passamos e explicar-lhe:

1. Certifique-se que tem a app Sintra Resolve atualizada. Apenas a versão atualizada tem disponível este serviço.
  2. Na app, deve fazer download do formulário de Entrega Voluntária da Viatura, proceder ao seu preenchimento e assinatura e submeter a ocorrência, anexando o formulário que preencheu
  3. O Serviço de Polícia Municipal entra em contacto consigo para agendar atendimento presencial que permitirá a concretização das restantes fases do processo, sublinhado, uma vez mais, que este é um procedimento isento de qualquer custo para o cidadão.

Esta medida da Câmara Municipal de Sintra tem como objetivo primordial alertar todos os cidadãos para a importância do tratamento correto dos veículos em fim de vida, disponibilizando aos proprietários uma opção que contrarie o abandono de viaturas na via pública.

A autarquia relembra que o abandono de viaturas na via pública representa um risco ambiental, tendo em conta os componentes corrosivos, tóxicos, explosivos e outros, depositados em espaço público e um potencial foco de degradação do espaço público, de insalubridade e incómodo para os cidadãos, impedindo ou dificultando uma saudável e normal fruição do espaço público envolvente. Adicionalmente, o abandono de veículos em fim de vida no espaço público tem vindo a reduzir a oferta de estacionamento, criando constrangimentos aos cidadãos, em especial nas zonas urbanas.

A Câmara Municipal de Sintra apela a todos os cidadãos que adotem um comportamento responsável, de respeito e valorização do espaço público, procedendo à entrega voluntária e gratuita ao Município das viaturas que já não reúnam condições de circulação.

O Município de Sintra encaminhará depois esses veículos em fim de vida para um centro de desmantelamento e abate credenciado, garantindo o cumprimento da lei.